-

{ Resenha } O coração dos heróis - David Malouf

Lido em: Abril 2015
Título: O coração dos heróis
Autor: David Malouf
Gênero: Fantasia, Drama, Mitologia Grega
Páginas: 256
Ano: 2011
Comprar: Livraria Cultura
Nota:  
A batalha entre gregos e troianos não termina em chamas. Existe sofrimento, tristeza e redenção no coração dos guerreiros. Quando todos acreditavam que as chamas que engoliam Troia eram o pior a se esperar, eis que Aquiles, possuído pelo desejo de vingar a morte de seu tão estimado Pátroclo, mata Heitor e arrasta seu corpo durante onze dias em sua carruagem, perto das muralhas da cidade. Nenhum grego — ou troiano ousa impedir o feito, a não ser o pai de Heitor, Príamo, rei de Troia, que precisa se despir de seu orgulho e grandeza e se dirigir ao território inimigo a fim de resgatar o corpo do filho. Um poderoso romance sobre a guerra de Troia, em que os humanos são muito mais que joguetes nas mãos dos deuses e no qual os sentimentos disputam acirradamente o domínio sobre o coração de cada guerreiro em campo de batalha.
Ao saber que se tratava de um livro de mitologia, fiquei animada, pois me interesso muito por todas as histórias heroicas e cheias de glamour dos heróis gregos, e ainda por cima quando se trata da guerra de Troia, um dos maiores acontecimentos da mitologia grega. Porém, não foi o que eu esperava — ação, aventura, muitas batalhas... Mas o cenário que me foi apresentado por David Malouf tratava muito mais do interior dos personagens que do exterior. "O CORAÇÃO dos heróis" — eu deveria ter ficado mais atenta, não? Mas isso não impediu que o livro contasse uma boa história. Ele até chega a ser grosso, mas seu espaço de margem é enorme, assim como o espaçamento entre as linhas e a fonte utilizada. Isso fez com que a leitura fluísse rapidamente. Porém, Malouf confundiu um pouco ao modificar o tempo da narrativa entre passado, presente e futuro, sem um aviso prévio. Sim, leitores, isso foi bem confuso, me obrigando a reler a mesma coisa várias vezes para poder "situar-me".

Os personagens foram trabalhados de forma excepcional e de total mérito do autor, pois a mitologia, da forma como ela é originalmente contada, não mostra muitos momentos de humanidade por parte dos personagens envolvidos, principalmente quando se trata de grandes batalhas. Mas em "O coração do heróis", eles têm um instinto de humanidade. Malouf baseou-se em pequenos trechos dos escritos mitológicos da antiguidade grega para dar vida a uma história em que uma boa parte dos fatos foi inventada por ele. Podemos ver a angústia e o desejo de vingança presente em Aquiles, suas perturbações, seus temores e seu coração de menino escondido sob o guerreiro de porte físico de causar temores. Príamo, o rei de Troia, pai de Heitor — este sendo morto e torturado todos os dias por Aquiles — se mostra ainda mais sensível, e sua transição rumo à humildade é a parte mais bela.

Porém, o personagem que mais se destacou — em minha opinião — foi o carroceiro, que guia Príamo até o acampamento dos gregos para reclamar o corpo de Heitor e lhe conferir a dignidade de um filho de um rei. O nome desse carroceiro é Somax, mas o rei passa a chamá-lo de Idaeus, Somax é o retrato do homem comum: faz parte da plebe, que batalha para conquistar o alimento de cada para si e para a única família que tem (uma nora e uma neta). E assim como Príamo, Somax também perdera filhos, portanto compreende a dor do rei, e lhe ensina uma grande lição de humildade e simplicidade.

Não irei contar o final, lógico, mas ele pode parecer vazio para muitas pessoas. Não guarda muitas expectativas. Em nenhum momento da história houve um verdadeiro clímax, onde o leitor pudesse ter um momento de epifania. Mas é um bom livro para passar o tempo e para aprender lições de humanidade. O recomendaria para pessoas que precisam disso, que têm no coração mesquinharia e rancor por algo ou alguém. Ele fala de perdão, amor, humildade e redenção, mostrando que nada, nem mesmo os deuses, são superiores a estes sentimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Então comente e me faça feliz...
Encontrou algum erro de ortografia ou qualquer outra pérola? Mande-nos um e-mail avisando!
Obrigada pela visita!! Volte SEMPRE!!!!!
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...