-

Resenha - Objetos cortantes

Lido em: Fevereiro 2015
Título: Objetos cortantes
Autor: Gillian Flynn
Gênero: Drama e Mistério
Páginas: 256
Ano: 2007
Editora: Intrínseca
Comprar: CulturaAmericanas
Nota:


Recém-saída de um hospital psiquiátrico, onde foi internada para tratar a tendência à automutilação que deixou seu corpo todo marcado, a repórter de um jornal sem prestígio em Chicago, Camille Preaker, tem um novo desafio pela frente. Frank Curry, o editor-chefe da publicação, pede que ela retorne à cidade onde nasceu para cobrir o caso de uma menina assassinada e outra misteriosamente desaparecida.

Desde que deixou a pequena Wind Gap, no Missouri, oito anos antes, Camille quase não falou com a mãe neurótica, o padrasto e a meia-irmã, praticamente uma desconhecida. Mas, sem recursos para se hospedar na cidade, é obrigada a ficar na casa da família e lidar com todas as reminiscências de seu passado. Entrevistando velhos conhecidos e recém-chegados a fim de aprofundar as investigações e elaborar sua matéria, a jornalista relembra a infância e a adolescência conturbadas e aos poucos desvenda os segredos de sua família, quase tão macabros quanto as cicatrizes sob suas roupas. 

Romance de estréia da escritora Gillian Flynn, o livro conta a história de Camille, uma jornalista que precisa voltar a sua cidade natal para cobrir uma matéria sobre assassinatos de pequenas garotas. Um livro que provoca os mais diversos sentimentos, mostrando que desde sua primeira obra a autora já possuía enorme talento. 

A história é desenrolada aos poucos, e assim, lentamente vamos conhecendo a personagem e narradora, Camille Preaker, uma mulher madura, porém com muitos problemas. Ela retornou a pouco tempo do hospital onde estava sendo tratada de sua tendencia a auto-mutilação. Ao se ver compelida a retornar para a não tão pacata Wind Gap, Camille tem que enfrentar seu passado e sua mãe, uma mulher que não lhe oferece nenhum amor.

"...minha primeira palavra, cortada aos treze anos: má. ... Lembro-me de sentir aquela palavra, pesada e ligeiramente viscosa, sobre meu osso púbico. A faca de carne de minha mãe. Cortando como uma criança ao longo de linhas vermelhas."

É muito interessante como os personagens são reais e não possuem aquela distinção clara de vilões e mocinhos, tornando-os pessoas reais. A autora faz nossos sentimentos oscilarem a todo momento, tudo isso com um enredo bem trabalhado e bastante imprevisível. Um ponto que gostei muito foi poder acompanhar as entrevistas que Camille realiza durante sua investigação e as matérias resultantes deste trabalho. Confesso que isso alimentou minha curiosidade sobre a vida dos jornalistas.  
"Algumas vezes se você deixa as pessoas fazerem coisas a você, na verdade você está fazendo a elas." 
Em alguns momentos achei que já havia descoberto todo a trama e por isso o final foi ainda mais surpreendente para mim. Assim como em Garota Exemplar, a autora soube ludibriar os leitores de forma única! Recomendo muito a leitura, contudo faço um alerta... 
Muitas temáticas adultas são abordadas e fatos pesados são apresentados, sendo assim, se você não gosta, ou não está preparada para lidar com segredos e crueldades, além de casos chocantes, é melhor não se arriscar. Tudo isso torna sim, a narração incomoda, mas é um desconforto produtivo, que te faz ponderar e raciocinar. 

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Oi querida!
    Não conhecia esse livro, eu amei a capa, do mesmo estilo de Garota Exemplar.
    Estou super curiosa para ler os livros dessa autora.
    Adoro livros assim, com suspense e nos causa uma mescla de sentimentos.
    com certeza vou ler.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Já li "Objetos Cortantes" e confesso que adorei o livro! Gillian Flynn mas uma vez conseguiu me surpreender! Também gostei bastante de acompanhar de perto as entrevistas da Camille, pois tenho muita vontade de ser jornalista! Parabéns pela resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então comente e me faça feliz...
Encontrou algum erro de ortografia ou qualquer outra pérola? Mande-nos um e-mail avisando!
Obrigada pela visita!! Volte SEMPRE!!!!!
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...