-

{ Papo Literário } Ebook ou Livro Físico?

Olá colecionadores, tudo bem com vocês? Espero que sim, pois comigo está tudo bem, sem contar que estou de férias da faculdade e do trabalho, mais tempo pra ler, sombra boa e água fresca, essas coisas,  e com isso vou poder me dedicar um pouco ao blog, que andava, no passado, pois agora com duas novas colaboradoras e um cronograma, vamos colocar o Colecionando nos trilhos novamente, meio parado. Resolvi então criar algumas colunas novas e uma delas é o Papo Literário, que será publicada toda segunda-feira, normalmente eu só postava resenhas e novidades de livros aqui no blog e quero um espaço para falar de coisas do cotidiano, relacionadas a leitura. Vamos então ao primeiro Papo de Literário, com o tema: Ebook ou livro físico?

Eu não sei vocês, mas eu cai nas graças do meu Kobo Aura e não tiro mais ele da bolsa. Há quem diga que prefere o livro físico e que não quer nem tentar ler livros digitais, mas eu não saberia mais viver sem meu e-reader, pois é, me crucifiquem!! Claro que eu ainda amo o livro físico, pois não há nada como cheira-lo e folheá-lho antes de começar a leitura, mas o Kobo é tão prático, carrego uma biblioteca na bolsa sem esforço nenhum. Resolvi então listar 5 dos motivos que me fazem recomendar um e-reader para suas leituras.
Levar os livros para qualquer lugar sem se preocupar com o peso. Eu vivia com vários livros na bolsa, isso mesmo, tenho pavor de acabar um livro e não ter outro pra ler e minha bolsa sempre pesava como se eu tivesse um corpo dentro dela,  o Kobo resolveu isso pra mim!! Que felicidade!

Destaques e notas. O Kobo permite que você faça marcações e adicione notas no decorrer da leitura, também dá pra compartilhar direto no facebook. Maravilhoso, pois eu tinha que ficar anotando em um caderno ou bloquinho com o livro físico. Amo fazer anotações da leitura e com o e-reader agora ficou prático e muito mais divertido.

Poder ler livros que inda não foram lançados aqui. Comprar livros na internet, normalmente compro pela Amazon, agora virou rotina! Não precisa de toda aquela lenga lega pro livro chegar e tudo mais. Fácil, rápido e lindo! Amo!!

Economia de R$. Quem não gosta de economizar em livros para poder comprar mais livros? Eu não deixo de gastar o que eu gatava com livros, a diferença é que agora compro mais livros!! Minha lista de leitura está tão grande como as filas do SUS!!

Tela sem brilho. Pois se você ia me dizer que o brilho da tela incomoda e causa problemas de visão, digo-lhes que há solução. O Kobo tem opção de modo sem brilho. A tela fica bem parecida com a cor do papel do livro físico e não causa nenhum incomodo pra ler, pelo menos não para mim. Claro que a noite você não vai enxergar nada e terá que ligar o bendito do brilho... kkk... Mas ainda assim, a experiência é muito boa pois você pode ajustar a intensidade da maneira que ficar melhor para você.

Claro que gosto não se discute e não estou dizendo que você deve largar seus livros e começar  a ler só ebooks. Eu continuo comprando livros físicos, mas com uma frequência bem menor da que eu compro ebooks. Eu não acredito que o verdadeiro sentido da leitura vá se perder se você trocar papel por algo digital, de maneira nenhuma, o importante é ler, disso não tenho dúvida. Eu amo olhar meus livros na estante, mudá-los de lugar e as vezes fico perdida só olhando pra eles lá, tão lindos. Mas aprendi a amar minha coleção de ebooks. Fica tudo tão bonitinho e organizado também. As anotações estão na ponta dos dedos e a tecnologia facilita tanto que me apaixonei ainda mais por ler nessa nova forma que me considero ainda mais apaixonada por leitura do que eu era a um ano atrás, quando não tinha meu e-reader.

Algumas pessoas dizem pra mim que nunca vão trocar o livro físico, que ler um ebook não é a mesma coisa. Pois bem, que fique claro que não é e nunca será a mesma coisa, o que não deixa de ser uma coisa boa também, pois a tecnologia nos proporciona coisas boas assim como tira outras coisas boas que gostamos, digo isso pois tenho uma incrível mania de cheirar livros, amo fazer isso e infelizmente não dá pra cheirar o e-reader, até dá, mas não inventaram ainda um com cheiro de livro, então nem adianta, porém isso é irrelevante quando o objetivo está em ler. Se esse for o objetivo, não importa de que tipo seja o livro, o que vamos querer mesmo é a história, as emoções contidas nela e isso, independente de como seja o livro, vamos poder aproveitar do mesmo jeito!

E vocês, tem alguma preferência? Alguma experiência para contar?

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Você me fez olhar para os ebooks de outra forma! Quando eu leio por uma tela, costuma ser um pdf no computador, pois nem sempre encontro os livros que quero ler em uma biblioteca e não tenho dinheiro para bancar todas as minhas leituras. Eu até acho agradável ler virtualmente, e até pondero a possibilidade de comprar um e-reader, mas eu estou achando que valeria mais a pena comprar um tablet, que além de ser mais prático para ler livros do que o notebook, tem outras funções ainda.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu não tenho nenhum problema em ler ebooks, quando o dinheiro tá em falta recorro até aos pdf's haha
    Que bom que ele nos possibilita ajustar a intensidade do brilho.
    Pois é, menina, a gente carrega uma biblioteca na bolsa hahaha
    Eu acordo e dou de cara com meus livros lindos, cheirosos e maravilhosos, coisa que o E-reader não substitui! Haha
    Depois desse post estou mais certa que preciso de um desses, vou dar uma procurada aqui.
    Beijos <3
    Bloggpaginassecretas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então comente e me faça feliz...
Encontrou algum erro de ortografia ou qualquer outra pérola? Mande-nos um e-mail avisando!
Obrigada pela visita!! Volte SEMPRE!!!!!
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...