-

Review - Allegiant - Verônica Roth


Lido em: Fevereiro de 2014
Título: Allegiant
Autor: Verônica Roth
Gênero: Ficção, YA
Páginas: 545
Ano: 2013
Comprar: Amazon
Nota:

Uma escolha irá te definir. E se todo o seu mundo fosse uma mentira? E se uma única revelação - assim como uma única escolha - mudasse tudo? E se o amor e a lealdade fizessem você fazer coisas que jamais esperaria? A conclusão explosiva para a trilogia Divergente, bestseller mais vendidos do New York Times, revela os segredos de um mundo distópico que cativou milhões de leitores em "Divergente" e "Insurgente"!

Após a devastadora informação que é revelada nas últimas páginas de Insugente, Tris, Tobias e seus amigos vão em busca de respostas e acabam em meio a mais uma disputa louca por poder. Descobrem que a cidade de Chicago não passou de mais um experimento e quanto mais eles cavam mais segredos obscuros eles desenterram.  Tris vai descobrir muitas coisas sobre sua mãe e isso vai lhe dar forças para seguir com seus planos. Tobias, por sua vez, vai ser posto a prova várias vezes e terá que se mostrar mais forte que qualquer outro. Mais uma vez as facções se mostram em luta e uma nova facção surge em meio ao caos. Será que eles vão conseguir a paz que tanto almejam ou a guerra é inevitável?

Quem são vocês?” exijo. “Somos Convergentes,” a voz responde. “E somos muitos, mas somos ninguém…”

O livro é narrado de maneira diferente, agora por Tris e por Tobias e no final sabemos porque a autora faz essa mudança. Como você é má Verônica, muito má... Acredito que um dos diferenciais da autora é justamente fazer um livro melhor que o outro, não digo que Allegiant é melhor que os outros dois porque ele é o último, mas ele é melhor que os outros dois porque entendemos melhor os personagens, há muito mais ação, drama, sofrimento e sacrifícios, assim como há também a esperança, amor e busca por redenção. Esse livro é o tipo de leitra que nos deixa frenéticos, nos faz virar as páginas sem saber direito o que esperar,  já que a autora faz com que tudo seja uma caixinha de surpresas.

Esse final é simplesmente surpreendente, mas devo confessar que fiquei um pouco chateada. Pois é, apesar de achar que Tris nasceu para fazer o que fez e ter as atitudes que teve, eu não vou me conformar nunca. Mais um final de série triste e completamente perturbador. Estava com medo de ler o livro pois já sabia de muitas coisas que iriam acontecer e confesso que mesmo assim fiquei muito surpresa. O que posso dizer a vocês é que Verônica não pode fazer uma continuação pois não sobraram personagens para ela fazer isso. Brincadeirinha, mas ela é o tipo de autor que deve pensar: "Ah, então você gosta desse personagem? Gostava... " Me senti bastante frustada quanto a esse ponto. Porém eu amei o livro, amei mesmo, pois não perde o ritmo, continuamos a ver os personagens se superar. Tris e Tobias junto com seus amigos estão em uma relação de outro patamar, vai além da amizade e companheirismo, eles são uma família e isso é muito bonito. Chorei litros e litros e isso aconteceu independente da quantidade de spoileres que eu já havia lido sobre o livro. Não importa o que você "acha" que sabe sobre Allegiante, só você lendo pra entender o que é realmente sentir uma emoção sufocante. As vezes eu só queria um tempo na enxurrada de informações que vai caindo nas nossas cabeças. 


O romance dessa vez pega fogo, ainda sem ser o foco principal da história, mas os dois estão muito mais maduros, crescendo juntos e se ajudando. Eu simplesmente não consigo ver um par melhor. Os dois são perfeitos juntos, eles se completam formando uma dupla explosiva e muito apaixonada. Outro ponto bacana é que vamos acompanhar mais de perto os sentimentos de Tobias, como ele se sente em relação a Tris, como foi quando ele a conheceu e isso é muito emocionante, a maneira como ele fala dela é tão lindo, como ele acredita nela e não tem medo desse sentimento. Acho que essa luta deles para ficarem juntos é que os torna tão especiais, pois eles nunca tem um minuto de paz, estão sempre correndo pra lá e pra cá, tentando salvar o mundo e a si mesmos.

"Eu me apaixonei por ele. Mas não estou com ele por omissão, como se não houvesse mais ninguém disponível para mim. Eu estou com ele porque eu o escolho, a cada dia que acordo, a cada dia que nós lutamos ou mentimos um ao outro. Eu o escolho uma e outra vez, e ele me escolhe."

Acredito que Verônica foi além ao criar essa história. Ela mostrou a complexidade do ser humano de uma maneira tão simples e crua. Nossos desejos, nossos medos, a vontade de mudar, nosso egoísmo, está tudo lá. Você consegue ver isso nos personagens que permeiam as páginas da trilogia. Eu estou satisfeita com o que li, independente do rumo que a autora decidiu tomar. Acredito também que vai demorar um bom tempo pra que eu consiga tirar Tris e Tobias da minha cabeça. O história e as ações deles estão tão entranhadas na minha mente que é difícil me concentrar em outra coisa.

"Eu a vi, mas não a vi, ninguém a viu do jeito que ela realmente era até que ela pulou. Suponho que um fogo que arde tão forte não é feito pra durar."

Eu teria muitas outras coisas pra falar do quanto eu amei esse livro e o quanto ele fez eu ficar paranoica com a leitura, mas tudo o que eu disser não vai fazer jus a grande emoção que senti ao ler Allegiant. Nada que eu exemplifique aqui consegue passar os meus reais sentimentos. Nunca, quando digo nunca, é porque eu realmente nunca tinha ficado tão emocionada com um final de série e olha que eu quase morri com o final da série Fallen da Lauren Kate, mas esse final foi devastador, de uma maneira muito positiva, e eu estou esperando pra ver Tris e Tobias nas telonas, pra ter mais um pouco deles. Essa trilogia eu, com certeza, vou ler pelo menos mais umas 20 vezes.  

"Dizem que se o sacrifício é a melhor foma de uma pessoa mostrar que te ama você deve deixá-la fazer isso. Nessa situação, é o maior presente que você pode lhes dar."

Para terminar, agora vou terminar, essa frase, a minha opinião, de certa maneira resume o livro. Pois muitos vão fazer sacrifícios sejam eles de qualquer natureza. Todos vão perder algo e e ao mesmo tempo dar algo uns aos outros. Eu gostaria de agradecer a Verônica por ter feito algo tão maravilhoso. Obrigada, obrigada por me proporcionar horas de uma leitura fantástica e emocionante!!!!


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Ameiii !!!
    Aqui, em Portugal ainda não saiu o allegiant :(((
    Mesmo assim adorei o seu review Bjs

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então comente e me faça feliz...
Encontrou algum erro de ortografia ou qualquer outra pérola? Mande-nos um e-mail avisando!
Obrigada pela visita!! Volte SEMPRE!!!!!
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...