-

Resenha - Finale - Becca Fitzpatrick


Lido em: Março de 2013
Título: Finale - Hush, Hush #4
Autor:  Becca Fitzpatrick
Editora: Intrínseca
Gênero:  Romance Sobrenatural
Páginas: 304
Ano: 2013
Comprar: Saraiva
Nota:
Nora e Patch pensavam que seus problemas tinham ficado para trás. Hank estava morto, e seu desejo de vingança não precisava ser levado adiante. Na ausência do Mão Negra, porém, Nora foi forçada a se tornar líder do exército nefilim, e era seu dever terminar o que o pai começara — o que, essencialmente, significava destruir a raça dos anjos caídos. Destruir Patch... 

E mais uma série chega ao fim. Eu comprei Finale logo que lançou e acabei ficando com ele na estante mais de um mês, até criar coragem e ler. Não porque eu não goste da série, pelo contrário, o tema anjos sempre me apaixonou, mas é que não fazia muito tempo que eu tinha lido Êxtase, da série Fallen e não queria cometer o erro de comparar as séries que são completamente diferentes, mas sabemos o quanto é difícil não fazermos isso não é? Quando gostamos bastante de um livro acabamos usando ele como referencia, então tive que me desintoxicar para começar a leitura  e depois de algum tempo eu estava preparada para qualquer coisa que viesse, ou pensava que estava.

Vou confessar a vocês que Finale me decepcionou  um pouco. Eu esperava bem mais da trama, mais ação, mais atitude da Nora e não que a personagem continuasse tão influenciável e manipulada pelos outros como nos volumes anteriores. Algumas coisas se realizam com uma facilidade inexistente até para um livro de ficção, como se autora passasse a mensagem de que tudo era realmente muito simples WTF? é uma guerra que dura milênios e ainda por cima entre seres extremamente poderosos, onde está a glória, as dificuldades e as lágrimas? e outras  coisas simplesmente tiveram explicações bobas e difíceis de aceitar.

A história gira em torno da guerra eminente entre os anjos caídos e os nefillins que Nora é obrigada a governar já que fez um juramento ao matar o antigo governante deles. Ficamos no meio da indecisão dela o livro inteiro. Ela quer acabar com a guerra e não quer que os nefillins sejam prejudicados, assim como não quer os anjos caídos vitoriosos, mas não quer derramamento de sangue, um dilema e tanto. 
Ela vai treinar muito para se tornar forte e desenvolver quaisquer que sejam os poderes que ela possa ter como nefillin, e essas são as partes mais maçantes, tediosas e chatas do livro, pois vão ter muitas partes de treinamento, o que torna tudo um pouco repetitivo. Ela treina com Dante que era o braço direito do antigo líder dos nefillins, mas podemos ver desde o começo que ele não é flor que se cheire e ele irá provar isso no decorrer de livro.

Pat continua como sempre cheio de segredos, mas apaixonadíssimo por Nora. Ele fará de tudo para protegê-la e acabar de vez com tudo o que impede de ficar definitivamente com ela. Eu sempre achei que eles faziam um casal muito bonitinho juntos e nesse último volume vamos ver esse mor ser posto realmente a prova. Eles vão ter muitas surpresas e vamos saber se ele vai ou não conseguir sentir o que ele toca, já que por ser um anjo caído ele é castigado a não sentir nada, nem dor, nem prazer, não da maneira convencional é claro.

Nem todos os personagens tem seu final feliz e como todo bom livro alguém especial acaba morrendo, mas está ai uma coisa que deu um sentido muito bacana aos acontecimentos e  um ar de despedia que caiu como uma luva ao final da história. Porém revelações mais chocantes acontecem no final do livro e são sobre dois personagens também importantes, a Vee e o detetive Basso. Eles não são o que parecem ser e é muito bacana ver que a autora pensou nos personagens secundários também. Gostei bastante da surpresa. Outra coisa que me me alegrou é que Marcie irritante, chata e sem coração tem o destino que merece.

Fazendo um balanço geral da série eu gostei bastante mas, sempre tem um mas, sabe quado você acha que poderia ter terminado no livro anterior? Em algumas partes achei que houve a famosa encheção de linguiça. Porém, apesar dos pesares e de acreditar que Finale foi livro mais fraco entre os quatro livros da série, eu achei a leitura tocante. Todo final de série mexe comigo, fico um pouco órfã toda vez em que penso que ano que vem não tem mais. Enfim, se vai ler Finale abra a mente e concentre -se apenas na leitura, são muitos detalhes e muitas revelações que esperam por você.

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Respostas
    1. kkk, não sei onde estava com a cabeça. kkk

      Excluir
  2. Concordo com você. Me decepcionei bastante. Parece que certas coisas a autora tirou não sei da onde só pra dar uma enfatizada no fim, como foi o desfecho de Vee e o Basso.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você. Me decepcionei bastante. Parece que certas coisas a autora tirou não sei da onde só pra dar uma enfatizada no fim, como foi o desfecho de Vee e o Basso.

    ResponderExcluir
  4. Acho que sua opinião deixou clara toda a minha decepção quanto ao livro, ela poderia ter acrescentado algo a mais, ter dado enfase em algumas coisas, mas a leitura ainda é válida né?! kk

    ResponderExcluir
  5. Comecei a ler essa saga e confesso que não gostei muito, achei muito mais do mesmo, o melhor é mesmo Patch!

    ResponderExcluir
  6. Já li os 3 primeiros e preciso ler esse também. Mas li emprestado por isso ando à procura da box dos 4 para comprar pra mim *-*
    www.fofocas-eliterarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então comente e me faça feliz...
Encontrou algum erro de ortografia ou qualquer outra pérola? Mande-nos um e-mail avisando!
Obrigada pela visita!! Volte SEMPRE!!!!!
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...