-

Resenha - Feita de Fumaça e Osso - Laini Taylor


Lido em: Janeiro de 2013
Título: Feita de Fumaça e Osso
Autor: Laini Taylor
Editora: Intrínseca
Gênero:  Romance Sobrenatural
Páginas: 384
Ano: 2012
Comprar:  Submarino, Saraiva
Nota:

Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu.Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo. E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo.O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho.

Esqueça tudo o que você já ouviu falar sobre anjos, bom, praticamente tudo, menos o quanto eles são bonitos e poderosos e o quanto sempre nos apaixonamos por eles. Um conselho? Quando for  ler, pare tudo o que estiver fazendo e preste atenção aos detalhes, pois são de uma riqueza impressionante.  O livro é simplesmente o melhor livro de fantasia que eu li nos últimos tempos e apesar de ser um tema bastante explorado, o livro não tem nada de comum e simples. Vai muito além do clichê do bem contra o mal. Uma história sobre magia. Magia boa ou má, depende de como ou o quê você pedir é claro.

(...) Desejos são falsos. A esperança é verdadeira. A esperança faz sua própria magia.(...)

Os anjos são seres com propósitos únicos de guerra, sem essa de luz divina, amor e paz. Eles são temidos e não admirados. São seres de destruição, criados para isso, com apenas o propósito de vencer uma guerra milenar. Já os "demônios" ou o lado mau da história, é completamente diferente. Eles são quimeras, seres modificados, incrivelmente fantasiosos - sabe quando você era criança e tinha medo dos monstros horripilantes que podiam estar embaixo da sua cama? Pois é, são eles. Uma mistura de vários animais, caudas, asas, penas, garras, escamas e partes humanas, tudo junto. E o mais incrível é que a autora consegui fazer com que eles ainda assim fossem belos, por mais que a fisionomia seja feia, o conjunto os torna seres bonitos - eu achei pelo menos, kkk - e ainda há história por trás da criação deles, as disputas por território e o comércio de coisas bem fora do comum, dentes, dos mais variados animais ou pessoas, dentes esses  que são trocados por desejos ou por dinheiro.

Algumas cenas são um pouco fortes, outras um pouco nojentas. Tem várias cenas de ação, lutas e dentes voando, literalmente. Os personagens são fortes e bem desenvolvidos. A protagonista - Karou - é minha mais nova heroína. Claro que nessa história não haveria lugar para uma garota tonta e boba. Karou não sabe o que é, nem como chegou aos quimeras que a criaram, a única coisa que ela tem certeza é de que eles são sua família. Eles a treinaram e lhe deram o que era preciso para sobreviver e, em troca, ela faz o trabalho de leva e traz dos dentes, conseguidos de maneiras não tão legais assim e para fins mais obscuros ainda. Outra coisa bacana é que Laiani criou alguém real em meio à tanta fantasia, podemos nos identificar em Karou nas aulas tediantes da faculdade, nas perambulações por cafés, teatros e outros lugares de  Praga - cidade que a partir desse livro está  na minha lista de lugares para se visitar antes de morrer, ela fez descrições que a tornam encantadora - nos desentendimentos por coisas bobas com a  melhor amiga ou nas tentativas inúteis de se livrar do ex-namorado chato, uma mistura de realidade e fantasia que deu extremamente certo. Alguém que vive entre dois mundos completamente diferentes, com vidas completamente diferentes, mas que consegue manter-se em equilíbrio.

Como todo bom livro deve ter um bom romance, com esse não é diferente. Akiva - que é apenas mais uma arma mortal sem emoções - um anjo magnificamente lindo, maravilhoso e ao mesmo tempo assustador, se evolve com ela, mas há muito mais por trás disso do que apenas um romance e, fiquei roendo as unhas de ansiedade enquanto devorava as páginas para saber os detalhes escondidos nas entrelinhas, toda a história da vida de Karou é revelada por Akiva, e acreditem, é tudo muito intenso, belo e forte. Um amor simplesmente irresistível. Para quem é romântica como eu, um verdadeiro prato cheio.

(...) Enquanto observava Karou se levantar, radiante com sua cascata de cabelo lápis-lazúli, um vestido cor de tangerina, um colar de contas prateadas no pescoço e um olhar de alegria e alívio e... amor... em seu lindo rosto, Akiva sabia que ela era seu aleph, sua verdade e seu começo. Sua alma...

Enfim, a história é maravilhosa, desde os personagens, os lugares, o tema, tudo. Uma fantasia muito bem elabora, que explora o nosso senso de justiça e o conceito de família. Até onde podemos perdoar em nome do amor? Até onde podemos abdicar de nossas raízes em nome desse mesmo amor? O  que isso vai nos custar? Um romance moderno e arrebatador, em que batalhas épicas e um amor proibido unem-se na esperança de um mundo refeito. Mas volto a dizer, leia se você tiver tempo e vontade de mergulhar em algo diferente, se for pra ler correndo não vale a pena e talvez você nem goste. Esse é um tipo de leitura para ser degustada. Apreciada com calma. Como você podem constatar, só tenho elogios para com o livro. Vale muito apena conferir.

Beijooos a todos!!

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Olá, você ganhou a resenha vencedora no meu blog! Venha conferir!
    http://constelandoalvoradas.blogspot.com.br
    Te convido também a participar outra vez! Te espero por lá!
    Bjs! Clari :)

    ResponderExcluir
  2. Nossa, não achava que esse livro fosse tão impactante! Eu adorei demais a resenha e me interessei mais do que nunca por esse livro e olha que nem curto muito livros que falem sobre anjos. Enfim, parabéns pela resenha! *-*

    ResponderExcluir
  3. Fui na turne e vi esse livro na estante deles pela TV e nem sabia da historia. Não achava que ele seria tão bom como eu imaginei. Aquele quote entao me fez pensar que o livro é todo cheio de frases assim otimas de penetrar em nossas cabeças. Bem escrita sua resenha, super adorei, preciso desse livro. Anjos são ótimos temas, eles e demonios, mas anjos sao insubstituíveis <3 , fiz ate ano passado um personagem de anjo por gostar tanto!

    ResponderExcluir
  4. Tbm li o livro e amei! Ela descreve Praga muito bem, a trama é muito bem feita, tudo com uma história impressionante por trás e uma linguagem poética. Adorei o livro!

    ResponderExcluir
  5. Adorei esse livro, a história e os personagens são ótimos. Ja estou lendo o segundo.. única coisa que me incomoda muito é o jeito que a autora vai e volta na história, contando a mesma coisa pela visão de outro personagem antes de seguir com a história ou "contar" algum desfecho que as vezes não era tão importante. Isso sem contar quando vinha alguma revelação e no próximo capítulo ela começa com outra coisa só para depois voltar na questão anterior.. isso me deixava frustada hehe enrola um pouco na minha opinião.

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então comente e me faça feliz...
Encontrou algum erro de ortografia ou qualquer outra pérola? Mande-nos um e-mail avisando!
Obrigada pela visita!! Volte SEMPRE!!!!!
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...